quinta-feira, 1 de maio de 2008

B




Basquetebol em cadeiras de rodas





Uma das modalidades mais conhecidas no mundo, o basquetebol em cadeira de rodas, é praticado por atletas de ambos os sexos, desde que possuam alguma deficiência físico-motora, sob as regras adaptadas da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (IWBF). A principal diferença entre este, o basquetebol em cadeira de rodas e o basquetebol convencional, está na composição das equipas. As cadeiras de rodas são especiais com adaptações e medidas que seguem determinados padrões que são previstos nas regras. A cada dois toques na cadeira, o jogador deve driblar, passar ou encestar a bola. As dimensões da quadra e altura do cesto são as mesmas que o basquetebol olímpico.Cada atleta é classificado de acordo com seu comprometimento físico-motor e a escala obedece aos números 1, 2, 3, 4 e 4,5. Com objectivo de facilitar a classificação e participação daqueles atletas que apresentam qualidades de uma e outra classe distinta, os chamados casos limítrofes, foram criadas quatro classes intermediárias: 1,5; 2,5; 3,5. O número máximo de pontuação em quadra não pode ultrapassar 14 e vale a regra de quanto maior a deficiência, menor a classe.







Biatlo

O Biatlo foi introduzido em Innsbruck em 1988 para atletas com deficiências físicas. Em 1992, atletas com deficiências visuais foram também possibilitados a competir neste desporto. O Biatlo consiste num percurso de 7,5 Km dividido em etapas de 2,5 Km cada uma. Entre cada etapa os atletas têm de atirar sobre alvos colocados a uma distância de 10 metros. Cada falha equivale a uma penalização no tempo final. O factor mais importante para atletas que pratiquem este desporto é a capacidade de conjugar a resistência física e a pontaria durante a competição. Os atletas com dificuldades visuais são assistidos por sinais acústicos que dependendo da sua intensidade indicam se o atleta está na posição certa. O desporto é governado pelo IPC em colaboração com o Comité Técnico de Esqui Nórdico seguindo as regras modificadas da IBU – União Internacional de Biatlo.



Bocha

Paralisados cerebrais e pessoas com outros tipos de deficiência competem na bocha paraolímpica, desde que utilizem cadeira de rodas. O objectivo principal do jogo é lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de “jack”. Para o fazer é permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para quem tem um grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Há três maneiras de se praticar o desporto. Na individual, dois atletas enfrentam-se. Os confrontos também podem ser entre duas duplas ou trios.Antes da partida começar, o árbitro lança uma moeda ao ar (cara ou coroa). Quem ganha, tem direito a escolher se quer competir com as bolas de couro vermelhas ou azuis. O lado que escolher as vermelhas inicia a disputa, jogando primeiro o “jack” e depois uma destas esferas. Em seguida, uma bola azul entra em acção. A partir de então, os adversários revezam se a cada lance para ver quem consegue posicionar as bolas o mais perto possível do “jack”. As partidas ocorrem em campos cobertos, planos e com demarcações no piso. A área do jogo mede 6m de largura por 12,5m de comprimento. Para pontuar, o atleta tem de jogar a bola o mais próximo do “jack”. Quem o consegue fazer ganha um ponto. Caso este mesmo competidor tenha colocado outras esferas mais próximas do alvo, cada uma delas também vale um ponto. Se duas bolas de cores diferentes ficam à mesma distância da esfera branca, os dois lados recebem um ponto. Vence quem acumula a maior pontuação.As partidas são divididas em partes, chamadas de “ends”, que só terminam após todas as esferas serem lançadas. Um limite de tempo é estabelecido por “end”, de acordo com o tipo de disputa. A contagem vai desde o momento que o árbitro indica quem fará o lance até quando a bola pára. Nas competições individuais, há quatro “ends” e ambos atletas jogam seis esferas em cada um deles. Nas duplas, os confrontos têm quatro partes e cada atleta tem direito a três bolas por período. Quando a disputa é por trios, nada menos que seis “ends” compõem as partidas. Neste caso, todos os competidores têm direito a duas esferas por parte do jogo.



Nenhum comentário: